Hardware para minerar criptomoeda Chia (XCH) – HDD, SSD, NVME, etc.
A criptomoeda Chia (XCH) é minerada usando espaço em disco. O mais comum é plotar com SSD / NVME e farmar (minerar) com HDD.
Para facilitar, fizemos uma lista com hardwares que podem ser usados na mineração da Chia. Segue a lista com alternativas para você escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento e objetivos.
HDD
HDD interno
Quanto maior o HDD, mais plots você consegue armazenar e logo suas chances de ganhar Chia (XCH) aumentam.
HDD externo
Os HDD externos também podem ser usados para armazenar os plots e farmar (minerar) a Chia (XCH).
NVME
Para aumentar a velocidade da plotagem, o ideal é usar como Diretório Temporário um NVME. E quanto maior o NVME, mais plots em paralelo. Se você não puder comprar um NVME, pode plotar direto no HDD, mas o processo ficará bem mais demorado e você perderá espaço que poderia ser usado para minerar.
Cada plot gasta em média 256GB, então um NVME de 500GB em teoria conseguiria fazer 1 apenas 1 plot, mas faria bem mais rápido do que usando um HDD. Já um NVME de 1TB conseguiria fazer cerca de 3 plots em paralelo (desde que você tenha 16 GB de RAM e CPU também suficiente). E um NVME de 2TB teria capacidade teórica de fazer 7 plots em paralelo, mas você precisaria ter 32GB de RAM e uma CPU com muitos cores/threads.
Você também pode comprar um NVME maior e fazer menos plots se tiver pouca RAM, sendo o mínimo recomendado 8 GB de RAM.
SSD
Se você já tiver um NVME, não vai precisar de um SSD simples. Agora se não quiser ou não puder comprar um NVME, você pode comprar um SSD simples e usar como diretório temporário. Só fique ciente que o processo do Chia vai desgastar bastante seu SSD e a vida dele pode ser de apenas 1 ou 2 meses. Entretanto, dependendo do valor da Chia e da sua necessidade, pode ser que compense “queimar” um SSD para garantir que seus HDDs estarão cheios de plots.
Outra função possível do SSD seria armazenar seu Sistema Operacional para que tudo carregue mais rápido, mas nesse caso não é recomendável usar o SSD como diretório temporário para plotar, pois caso ele “queime”, o seu Sistema Operacional não ligará mais e você terá uma grande dor de cabeça para instalar tudo de novo em outro SSD.
Em resumo, use o SSD apenas para o Sistema Operacional (tendo uma vida longa) ou apenas como diretório temporário dos plots (lembrando que nesse caso a vida útil dele será curta).
Se você não pretende plotar no SSD e quer apenas para Sistema Operacional, o SSD abaixo é sufiente:
Grupo Whatsapp sobre Mineração de Chia
Aproveite e entre também no nosso grupo Whatsapp sobre mineração de Chia clicando aqui.